quinta-feira, 17 de julho de 2014

Conhecido por suas orelhas dobradas para frente e por ter o hábito de dormir de barriga para cima, o Scottish Fold é um gato de porte médio e temperamento amável.

O gato Scottish Fold é carinhoso e muito inteligente. A raça apresenta comportamento equilibrado. É um gato brincalhão, porém mia pouco e não é excessivamente agitado.

As orelhas do gato Scottish Fold são pequenas e podem apresentar uma dobra para frente, característica típica da raça.

Os exemplares adultos que apresentam a dobra na orelha não podem acasalar entre sí. Assim, introduziu-se na criação do Scottish Fold as raças American Shorthair e Brittish Shorthair.

Os filhotes podem nascer com pelagem curta ou longa e são reconhecidos como exemplares puros da raça Scottish Fold. A pelagem pode apresentar qualquer variedade de cor, incluindo o branco.

De porte médio, os exemplares machos da raça Scottish Fold pesam geralmente de 4 a 6 kg, enquanto as fêmeas pesam de 2,7 a 4 kg, em média.
A raça Ragdoll é relativamente recente, sua criação teve inicio na década de 60. Este é, sem dúvida, um dos maiores gatos domésticos. O Ragdoll pode pesar mais de 9 kg.

A raça Ragdoll possui lindos olhos azuis, pelagem semi-longa, abundante e macia.

O Ragdoll é um gato extremamente dócil. O excesso de docilidade faz do Ragdoll um gato que se adapta melhor em ambientes internos, pois livre é indefeso.

O gato Ragdoll gosta de carinho, é afetuoso e muito apegado ao dono. A raça Ragdoll é inteligente, quieta, gentil e de fácil trato.
A raça Himalaio foi criada à partir do cruzamento entre o Persa e o Siamês.

É um gato de tamanho médio, pelagem longa, com tipo físico idêntico ao persa, com exceção dos olhos azuis e da coloração da pelagem.

Assim como o Persa, o Himalaio tem formato de corpo arredondado (cobby) e patas curtas.

Muito inteligente, a raça Himalaio possui temperamento doce e afetuoso. Em geral muito sociável, o Himalaio é considerado um excelente companheiro para ambientes internos.

O Himalaio é uma raça de gato gentil, calma, e assim como o Siamês, adora brincar. Devido ao cruzamento com esta raça, o Himalaio costuma ser mais ativo do que o gato Persa.
Egyptian Mau ou Mau Egípcio é uma raça antiga. É um gato de tamanho médio, pelagem curta, muito elegante, rápido e musculoso. A origem da raça é incerta, porém acredita-se que o Egyptian Mau seja decendente de gatos selvagens afriacanos.

O Egyptian Mau é um gato independente, inteligente e muito apegado ao dono. Ainda em relação ao temperamento, a raça de gato Egyptian Mau é bastante territorial e não costuma aceitar animais e pessoas estranhas com facilidade.
Chartreux é uma raça francesa de médio porte e pelagem curta. A raça Chartreux lembra oBritish Shorthair, por apresentar a mesma característica cor azul acinzentada da pelagem.

O gato Chartreux é conhecido por seu temperamento calmo e pela docilidade. É bastante carinhoso, brincalhão, muito apegado a família, tolerante e sociável.

O Chartreux é um gato silencioso, quase não mia, e ronrona o tempo todo. Costuma se adaptar com facilidade e é muito tolerante. É um gato sensível, gosta de lugares calmos e sente a ausência do dono.

Os exemplares da raça Chartreux apresentam pelagem curta, macia e brilhante. É um gato forte, ativo, que gosta e precisa de espaço para brincar.
Brazilian Shorthair, ou Pelo Curto Brasileiro é a primeira raça de gato brasileira a ser reconhecida pela WCF (World Cat Federation).

A raça Brazilian Shorthair foi criada no Brasil através do cruzamento entre as raças de pelo curto trazidas por imigrantes europeus, desenvolvendo o seu próprio padrão.

O corpo do gato Brazilian Shorthair é de tamanho médio, bem proporcionado, musculoso e elegante. O pelo da raça é curto, brilhante e bem assentado ao corpo. Apresenta textura sedosa e não possui sub-pelo.

A cabeça do gato Brazilian Shorthair tem tamanho médio, as orelhas são largas na base e os olhos são grandes, redondos, com coloração correspondente a cor da pelagem.
Sphynx - Esta é uma raça de gato que tem uma aparência bem diferente do que as pessoas estão acostumadas a ver. Com um visual "sem pelos", o Sphynx também se destaca pelo temperamento amável.

Conhecida ainda como Pelado Canadense, a raça Sphynx é reconhecida internacionalmente desde 1998.

O gato Sphynx se destaca por ser muito afetuoso, gostar de ser mimado e por preferir permanecer sempre na presença do dono.

O Sphynx é um gato que desperta curiosidade por onde quer que passe. A aparência esguia e as rugas ao longo do corpo, são características marcantes da raça Sphynx, assim como os olhos e orelhas grandes.

O Sphynx é um gato ativo, afetuoso, bastante apegado ao dono.

É uma raça leal e, sem dúvida muito inteligente. Os gatos da raça Sphynx são sociáveis, dóceis, capazes de brincar sem demonstrarem nenhum traço de agressividade.
Savannah é uma raça híbrida, fruto do cruzamento entre o gato doméstico e o Serval, um felino selvagem de origem africana. A cruza incomum despertou o interesse de muitos criadores no final da década de 1980 e início da de 1990, mas a raça foi reconhecida internacionalmente somente a partir do ano de 2001.

De aparência elegante, o Savannah parece um Serval em miniatura. Apresenta um corpo magro e longo, com pernas compridas e cabeça pequena em relação ao corpo, características típicas de seu ancestral africano. Essas particularidades atribuem a raça Savannah um visual exótico e selvagem.

No entanto, por se tratar de uma raça recente, ainda há uma grande variação entre as linhagens de Savannahs hoje existentes. Por isso, a aparência de cada Savannah pode variar muito, dependendo da proximidade genética com o ancestral selvagem e também das linhagens usadas no cruzamento.

O gato Savannah é atlético, rápido e muito ágil, um saltador nato. Alguns exemplares podem saltar até 2,5 metros de altura. Inteligente, pode aprender a abrir portas e armários, o que requer um cuidado especial por parte de seus donos.

O Savannah é um gato enérgico, extremamente curioso, determinado, sempre disposto e aberto a novas possibilidades de interação. Alguns Savannahs gostam até de brincar com água, pescando brinquedos ou mesmo se arriscando a entrar em banheiras.

Ativo e alerta, o gato Savannah adora brincar e é excelente parceiro para jogos de correr, esconder e até de buscar objetos.

Apesar da origem selvagem, os gatos da raça Savannah são dóceis, muito sociáveis e apegados à família. Essa sociabilidade certamente se deve ao fato de o próprio ancestral Serval ser passível de domesticação. Pela semelhança de comportamento, é frequentemente comparado a um cachorro. Gosta de seguir os proprietários pela casa e é especialmente capaz de aprender a andar de guia e coleira.

Considerando todas essas peculiaridades, o Savannah é uma ótima companhia para outros animais. Desde que supervisionado por um adulto no início, o gato Savannah costuma se dar bem com os cães, com outros gatos e também com as crianças, e com tanta energia e disposição é plenamente capaz de acompanhar o ritmo acelerado dos pequenos.
Persa ideal deve aparentar um gato bem balanceado, com expressão doce e suave, estrutura óssea pesada, e pêlo muito cheio e denso, o que acentua a sua aparência arrendondada. A pelagem do gato Persa é longa em todo o corpo, e muito cheia. De textura fina, lisa e cheia de vida.

gato Persa é elegante, compacto, bem balanceado, forte, que prefere estar no chão. Não apresentam entre suas especialidades a velocidade, ou a agilidade.

A cabeça do gato Persa é arredondada, com bom espaço entre as orelhas.
Munchkin é uma raça de gato relativamente recente, que tem como característica mais marcante as patas curtas em relação à altura, o que faz com seja frequentemente comparada aos cães da raça Basset Hound.

Embora haja documentação a respeito das raças de gatos de patas curtas desde os anos 40, a raça Munchkin foi aceita oficialmente pelas associações internacionais à partir dos anos 90.

O Munchkin é descrito como um gato dócil, de temperamento extrovertido, amável, inteligente e bem humorado. Trata-se de um gato de pequeno à médio porte, de pelagem felpuda, macia, e comprimento médio. Os exemplares machos da raça pesam entre 3 e 4 kg e são geralmente um pouco maiores do que as fêmeas.

A pelagem do gato Munchkin pode apresentar todos os padrões e cores.
Exótico é um charmoso gato de tamanho grande, muito parecido com o persa, mas de pêlo curto.

O Exótico ideal deve aparentar um gato bem balanceado, com expressão doce e suave, estrutura óssea pesada, e pelo muito cheio e denso, o que acentua a sua aparência arrendondada. O exótico tem boa musculatura, sem evidência de obesidade.

Os olhos do gato Exótico são grandes, redondos, de cor brilhante, e cheios. São nivelados e distantes entre sí, tornando sua expressão muito doce.

O Exótico é um excelente gato de companhia. É muito amigável, brincalhão, carinhoso, e gosta de estar sempre por perto. Mesmo depois de adulto o exótico vai continuar brincalhão e cheio de vida.
Devon Rex é uma raça de gato de pelo curto e sua aparência está longe de ser comum. É originário da região de Devonshire, na Inglaterra.

O Devon Rex adulto é um gato de porte médio, pesam de 6 a 9 kg e os machos tendem a ser um pouco maiores que as fêmeas. Muitas vezes chamado de "gato duende" devido à sua aparência peculiar.

A raça apresenta uma cabeça larga, orelhas bem grandes, meio arredondadas nas pontas, olhos grandes e nariz levemente arrebitado. Tem um corpo de constituição leve, pernas longas e resistentes, que o tornam um grande saltador. Diferentemente da maioria da raças de gatos, os bigodes do Devon Rex são curtos e muitas vezes enrolados, a ponte de parecer que não tem bigode.

O pelo do Devon Rex é muito macio e curto, similar ao do Cornish Rex. Pode variar desde ondulado até bastante encaracolado. Devido às características típicas da pelagem e a troca de pelos menos intensa, o Devon Rex é tido como uma das raças de gatos que causa menos problemas às pessoas alérgicas a pelo de gato, mas tecnicamente não é hipoalergênico.

O Devon Rex é um gato ativo, brincalhão e procura estar sempre presente e fazer parte de cada situação. É um gato curioso, que prefere estar junto dos donos em todos os momentos.

É uma raça dócil, extremamente amorosa e próxima aos familiares. Tem uma especial predileção em empoleirar-se nos ombros de seus donos para estar perto da cabeça e do pescoço.

Frequentemente os donos vão encontrá-lo aninhado no colo, ou na cama entre as cobertas. É um gato que gosta e precisa da companhia da família ou pode se tornar bastante destrutivo. Não é um gato que aceita ficar sozinho por longos períodos.

O gato Devon Rex é conhecido por seu temperamento essencialmente amigável, muitas vezes comparado ao de um cachorro. Além de seguir os donos pela casa, costuma se dar bem com outros gatos, outros animais e com as crianças. Muito inteligente, o Devon Rex é capaz de aprender truques com facilidade. Gosta de brincar de esconder, jogar bolinhas e buscar objetos, e costuma manter esse comportamento brincalhão mesmo depois de adulto.
Norwegian Forest, ou Norueguês da Floresta é um gato nativo da região norte da Europa.

É um gato forte, de porte grande e conformação similar ao Maine Coon.

É um gato que se adapta bem em regiões muito frias. Sua pelagem externa à prova d'água mantém o corpo protegido da chuva e do vento, enquanto o grosso e lanoso sub-pelo ajuda a manter a temperatura.

Atualmente, a raça de gato Norueguês da Floresta, é muito popular na Noruega, na Suécia e também na França.

O Norueguês da Floresta é um gato desconfiado, cauteloso e independente, que adora ficar em espaços externos.

Ao mesmo tempo, é uma raça afetuosa, que aprecia a companhia do dono.
Burmese - Esta raça de gato é originária da Tailândia e de Burma (Myanmar), sudeste do continente asiático. Os primeiros exemplares da raça Burmese foram levados para a América à partir de 1930.

O gato Burmese não deve ser confundido com o Birman, conhecido popularmente como gatoSagrado da Birmânia (Sacred Cat of Burma).

O Burmese é uma raça de gato inteligente, de médio porte, com pelagem curta e sedosa. É, sem dúvida, um gato muito sociavel, dócil com humanos e gosta de permanecer na companhia do seu dono.

O gato Burmese se adapta facilmente dentro de casa e a proximidade com a família o torna mais apegado e carinhoso. É um gato brincalhão, costuma se dar muito bem com crianças e cachorros.

Os olhos do Burmese apresentam coloração em tom de amarelo ou ouro. Seu miado é parecido com o do gato Siamês, porém mais doce e suave.

A pelagem da raça Burmese é brilhante e sedosa. A coloração era originalmente marrom-escuro (zibelina), mas anos de cruzamentos seletivos produziram uma grande variedade de cores.
Bengal é uma raça relativamente recente, descendente direto do leopardo asiático, ou gato-leopardo. O leopardo asiático é um gato selvagem encontrado principalmente no sudeste da Ásia.

O Bengal, ou ainda Gato de Bengala, é um gato de tamanho médio a grande, musculoso, robusto, apresentando formato de corpo alongado. A cabeça da raça bengal é realtivamente grande, ligeiramente mais longa do que larga e com contornos arredondados.

As orelhas do Bengal tem tamanho pequeno, são arredondadas na ponta e pontiagudas. Os olhos do gato Bengal são grandes, ligeiramente oblíquos e tem formato ovalado. Todas as cores são aceitas, com exceção do azul e do azul-claro.

A cauda do Bengal apresenta comprimento médio, larga na base, afilando em direção a ponta. A pelagem da raça bengal é curta, muito macia, abundante, brilhante e sedosa.
American Shorthair é uma verdadeira raça de trabalho. É conhecida pela sua longevidade, saúde, docilidade com crianças e cães, além da sua beleza e temperamento quieto.

Resistente, esta raça tem seu corpo muito bem proporcionado, forte, ágil, balanceado e simétrico. Seu corpo é mais comprido do que alto, de tamanho médio para grande. As fêmeas devem ser menos robustas em todos os aspéctos, e devem ser premiadas igualmente, se as proporções gerais estiverem de acordo.

Os olhos do gato American Shorthair são grandes e amendoados, brilhanes e alerta. A distância entre os olhos deve ser de, pelo menos, o equivalente a um olho. Os cantos externos dos olhos são levemente mais altos que os cantos internos.

A pelagem do gato American Shorthair é curta, e de textura dura. Variações na grossura dos pelos são permitidas de acordo com a região e estação do ano. A pelagem é densa o suficiente para proteção do tempo, frio e cortes superficiais na pele.
Azul Russo, ou Russian Blue é uma raça de origem russa, desenvolvida principalmente na Rússia e na Escandinávia.

Não deve ser confundido com os azuis ingleses, que são na verdade, uma variação de pelagem azul do British Shorthair.

O gato Azul Russo apresenta uma pelagem dupla, curta, macia e de cor azul-acinzentada, com subpelo macio e suave.

Devido ao tipo de pelagem mais grossa, similar a do Chartreux, o Azul Russo é tido como um gato que pode ser melhor tolerado por pessoas portadoras de alergias leves ou moderadas.

De olhos verdes brilhantes, quase sempre de tonalidade escura, o Azul Russo é uma raça de gato de tamanho médio, podendo pesar entre 3,5 e 7 kg quando adulto. Em geral, os machos são um pouco maiores do que as fêmeas.

O Azul Russo é um gato tranquilo, dócil e muito sensível. É considerado um gato inteligente, capaz de aprender e criar laços afetivos com seus donos.

Ativo e curioso, o gato Azul Russo é brincalhão, de maneira geral gosta de brinquedos mas é um gato reservado com pessoas estranhas à família.

Costuma se dar bem com outros gatos e também com outros animais de porte pequeno, como cães e furões.
gato Oriental é um gato esbelto, de linhas longas, mas muito musculoso. Tem excelente condição física, é forte e magro.

O corpo do gato Oriental é longo, uma combinação de ossos finos e músculos firmes. Os machos Orientais são proporcionalmente maiores do que as fêmeas. Os olhos do gato Oriental são amendoados, de tamanho médio e de coloração verde.

Gatos Orientais brancos e bi-colores podem ter olhos de coloração azul ou verde.

A pelagem do gato Oriental pode apresentar-se curta ou longa. Os exemplares de pelo curto, apresentam pelagem de textura fina, caindo bem rente ao corpo. Já os exemplares de pelagem longa, apresentam pelos de tamanho médio. São finos, sedosos, também caindo rente ao corpo.
Maine Coon - Originalmente um gato de trabalho, o Maine Coon, também conhecido como American Longhair, ou Pelo Longo Americano, é um gato resistente, rústico e capaz de suportar as intempéries. Seu corpo é muito bem proporcionado, de aparência retangular e balanceada, sem partes exageradas em tamanho.

As origens da raça são, como as de tantas outras, incertas. A teoria mais aceita entre os criadores é que o Maine Coon teria sido desenvolvido à partir do cruzamento entre gatos nativos de pelo curto e gatos europeus de pelo longo, possivelmente levados da Europa por Vikings. Esta seria uma explicação plausível para a semelhança entre esta raça e o Norwegian Forest, raça norueguesa que viajava com os Vikings do século XI.

Muitos gatos desta raça apresentam um grande fascínio por água. Este traço sa sua personalidade pode vir de seus ancestrais, que viviam à bordo de navios durante boa parte de suas vidas.

Com o aparecimento de outras raças de pelagem longa no início do século XX, como por exemplo o gato Persa, que se originou no Oriente Médio, o Maine Coon acabou perdendo popularidade. A queda do interesse pela raça foi tão grande, que acabou sendo declarada como instinta prematuramente. A raça voltou a crescer em popularidade nos anos 50 e foi declarada em 1985 como a raça de gato oficial do estado do Maine.

Hoje é, segundo a CFA, a terceira raça de gato mais popular em número de registros, permanecendo atrás somente do Persa e do Exótico.

Conhecidos por seu temepramento gentil, o gato Maine Coon possui inteligência acima da média. É, portanto, considerado um gato fácil de treinar, de fácil adaptação e essencialmente muito amigável.

São fiéis à sua família, cautelosos com estranhos e muito independentes. São brincalhões durante toda a vida, mesmo depois de adultos e seu temperamento faz com que sejam, de maneira geral, muito tranquilos com outros gatos, cachorros e crianças.

O Maine Coon é um gato forte e musculoso. De tamanho grande, esta é considerada umas das maiores raças de gatos do mundo, podendo pesar até 11 kg. As fêmeas, geralmente são um pouco menores que os machos.

A pelagem do Maine Coon é curta nos ombros e mais longa na região do estômago. É densa, macia e sedosa, caindo levemente, embora sua textura possa variar de acordo com a cor. O padrão de cor mais comum é o castanho (marrom) com marcações.

Os olhos do Maine Coon são grandes e expressivos. Em geral, as cores dos olhos são verdes ou douradas, mas todas as cores, exceto o azul, são permitidas pelos padrões da raça.
Originalmente criado na Suécia, o European Shorthair, ou Gato de Pelo Curto Europeu é uma raça recente, desenvolvida à partir de gatos domésticos europeus.

A raça não deve ser confundida com o British Shorthair, que no passado também era chamado de European Shorthair, mesmo que apresentassem características distintas.

Os gatos da raça European Shorthair são fortes, musculosos, geralmente ativos. Costumam ser sociáveis com outros gatos e toleram cachorros muito bem.

O European Shorthair é um gato de médio porte, possui pelagem densa, curta e brilhante. Todas a cores naturais são aceitas para a raça. A cor dos olhos deve acompanhar a cor da pelagem, e pode ser em tons de amarelo, verde ou laranja.
Cornish Rex é gato afetuoso e apegado ao dono. Não é um gato tímido, nem mesmo com estranhos. Gosta de estar sempre por perto e é considerado um gato extremamente ativo.

O Cornish Rex é um gato muito curioso, aventureiro e inteligente. Gosta de correr, fazer acrobacias e brincar com outros gatos. É uma excelente companhia para as crianças e outros animais de estimação.

O gato Cornish Rex é fequentemente comparado a raça de cães Greyhound, por seu aspecto exótico, formato do corpo alongado, e pela corrida similar ao 'galope' desta raça.

O corpo do Cornish Rex tem formato alongado, de tamanho médio. A pelagem é bastante fina, sedosa, o que sugere ser um gato que vive melhor em ambientes internos do que fora de casa.
British Shorthair, ou Pelo Curto Inglês, é provavelmente a mais antiga raça de gato de toda a Inglaterra.

O gato British Shorthair é um excelente companheiro para a família. É um gato tímido, amistoso e afetuoso.

O British Shorthair é um gato elegante, compacto, bem balanceado. Prefere estar no chão, e não tem entre suas especialidades a velocidade, ou a agilidade.

A cabeça do gato British Shorthair é arredondada, com bom espaço entre as orelhas.

O British Shorthair é uma raça de desenvolvimento lento. As fêmeas devem ser menos robustas que os machos em todos os aspectos.

O tamanho é de médio para grande, os olhos são grandes, redondos e bem abertos. Sua pelagem é curta, muito densa, rente ao corpo, e firme ao toque.
Apesar da raça Abissínio ter sido desenvolvida na Grã-Bretanha, as pesquisas genéticas sugerem que sua origem esteja na costa do Oceano Índico.

A raça Abissínio apresenta uma cabeça grande, ligeiramente em forma de cunha. Tem as orelhas relativamente grandes e pontudas. Os olhos tem formato amendoado, com coloração que icluem o ouro, o verde, avelã ou cobre. A cauda da raça é bastante longa, grossa na base e mais afilada na ponta.

O gato Abissínio é extrovertido, ágil, independente e explorador. Trata-se de uma raça de tamanho médio, de corpo forte e ágil, com pernas longas. É um gato tímido, porém muito ativo, brincalhão e inteligente. Aprende com facilidade, é muito curioso e sociável com pessoas e também com outros animais.

A pelagem do gato Abissínio tem um comprimento médio, é densa e sedosa ao toque. A marcação da pelagem, denominada ticking, apresenta faixas mais escuras ao longo dos pelos, dando a impressão de uma pelagem "rajada".

As cores mais comuns para a pelagem do gato Abissínio é avermelhada, chocolate, canela, azul, castanho, lilás e vermelho.

O gato Abissínio necessita de exercício, pode viver em grandes espaços ou até mesmo em lugares menores, desde que possa exercitar-se com regularidade. Gosta e precisa da atenção e da proximidade de seus donos e familiares. Gatos Abissínios que não se exercitam adequadamente ou que passam muito tempo sem companhia, podem ficar deprimidos.

O gato Abissínio é conhecido por seu caráter curioso e tipicamente investigador. É considerado um grande caçador, adora brincar e jogar com seus donos, sendo capaz até mesmo de aprender truques e brincar de bola durante horas seguidas.

Caso precise permanecer muito tempo em ambientes menores, é extremamente recomendável que possa interagir e brincar com outros gatos, pessoas e até mesmo com outros animais. É considerado um bom companheiro para outros gatos e outros animais.